Terça - 7 de Setembro de 2010


15/12/2006

Destaques

Mais um estudo suporta papel protetor do café contra diabetes

 

4/7/2007

consumo de café protege contra espasmo na pálpebra...

28/2/2007

algumas descobertas surpreendentes...

31/1/2007

café em moderação não afeta gestação, diz estudo...

30/1/2007

café e câncer...

18/1/2007

café previne doenças...

15/12/2006

mais um estudo suporta papel protetor do café contra diabetes...

13/9/2006

o café e o sono...

13/9/2006

isotônicos, água mineral e café mineral...

13/9/2006

café & saúde...

13/9/2006

cafeína não mata ninguém...

13/9/2006

cafeína não possui riscos em doses moderadas...

13/9/2006

café, depressão e suicídio...

10/7/2006

saúde: café em alta...

25/4/2006

consumo matutino de café estimula atividade cerebral...

 

O consumo de sete ou mais xícaras de café por dia pode reduzir os riscos de desenvolvimento de diabetes do tipo 2 em mais de 40%, disseram pesquisadores finlandeses do Instituto Nacional de Saúde Pública da Finlândia.

"O consumo de café esteve associado com um menor risco de diabetes tipo 2 em homens e mulheres, e esta associação foi observada sem levar em consideração os níveis de atividade física, Índice de Massa Corpórea (IMC) e consumo de álcool", escreveu o principal autor da pesquisa, Gang Hu, na edição atual do International Journal of Obesity.

A pesquisa se soma a grandes estudos prospectivos feitos anteriormente que reportaram uma ligação benéfica entre o consumo de café e os riscos de diabetes tipo 2, mas se estes aparentes benefícios estão relacionados com o teor de cafeína é controverso.

Entretanto, essas doses são consideravelmente maiores do que o consumo diário médio de café no mundo de uma xícara e meia, enquanto nos Estados Unidos, a média é de mais de três xícaras e meia.

O novo estudo analisou a dieta de 11.197 mulheres e 10.188 homens (com idade de 35 a 74 anos) sem histórico de doenças coronárias cardíacas, derrame ou diabetes no início do estudo. O consumo dietético de café, chá, álcool e outros alimentos foi avaliado usando um questionário de freqüência alimentar auto-administrado, e as informações sobre atividade física, hábitos de fumo, fatores sócio-econômicos, altura, peso e pressão sangüínea foram coletados.

Os pesquisadores documentaram 964 incidências de casos de diabetes tipo 2 durante o período avaliado de 13 anos.

Hu e colaboradores reportaram que, apos ajustar para uma série de possíveis fatores que poderiam confundir, como idade, pressão sangüínea sistólica, fumo, IMC, consumo de frutas, vegetais, álcool, pão, salsicha e chá, o consumo entre três a seis xícaras de café por dia foi associado com uma redução no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 de 23% em homens e 29% em mulheres. O consumo de sete ou mais xícaras foi associado com uma redução no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 de 34% em homens e 48% em mulheres.

"Entre pessoas obesas e inativas, o consumo de sete xícaras ou mais de café por dia reduziu o risco de diabetes tipo 2 para metade", disse Hu.

Os pesquisadores não sugeriram nenhum tipo de mecanismo de ação, mas afirmaram que a associação entre diabetes e café parece ser complexa. De fato, este estudo e outros feitos anteriormente reportaram que o teor de magnésio do café poderia melhorar a sensibilidade à insulina. Além disso, a variação de polifenóis pode explicar algumas das associações inversas entre consumo de café e risco de diabetes tipo 2.

Alguns trabalhos anteriores sugerem que a cafeína poderia também aumentar a sensibilidade à insulina, mas essa relação é controversa, já que alguns estudos sugerem que os benefícios do café para o risco de diabetes não é devido à cafeína, já que o café descafeinado também teve efeito benéfico.

Existem algumas limitações no estudo finlandês, como o fato de os dados terem sido obtidos de um auto-relatório, o que depende da lembrança e precisão dos participantes.

Fonte: Café Point

Fonte:


© 2004 - COCAPEC - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas
Avenida Wilson Sábio de Mello, 3100 - Distrito Industrial - CEP 14406-052 - Franca/SP
Fone: 16 3711-6200 - Fax: 16 3720-0852

Este site é integralmente editado e
atualizado pelo setor de comunicação da
Cocapec, utilizando o sistema SisPec 1.2
desenvolvido por Designer Com4 WebStudio