
18 de agosto: Dia do Sistema Campo Limpo celebra o compromisso do agricultor com o meio ambiente
18 de agosto: Dia do Sistema Campo Limpo celebra o compromisso do agricultor com o meio ambiente
18 de agosto: Dia do Sistema Campo Limpo celebra o compromisso do agricultor com o meio ambiente
Neste dia especial, celebramos o Dia do Sistema Campo Limpo, uma data que reconhece e valoriza o papel fundamental dos agricultores no cuidado com o meio ambiente e na prática de uma agricultura cada vez mais sustentável.
O Sistema Campo Limpo, coordenado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), é referência mundial em logística reversa no agronegócio. O programa garante a destinação ambientalmente correta de 100% das embalagens vazias de defensivos agrícolas recebidas, sendo aproximadamente 95% recicladas e 5% incineradas.
Desde 2002, o Sistema já deu destinação adequada a mais de 800 mil toneladas de embalagens, colocando o Brasil como líder global em economia circular no campo. Para efeito de comparação, na França – segundo país com maior índice – 79% das embalagens recebem destinação correta, enquanto nos Estados Unidos esse índice é de apenas 33%.
Mais do que números, o impacto é ambiental e social: cada embalagem reciclada significa menos resíduos no meio ambiente e mais conservação dos recursos naturais.
Na região, a Cocapec desempenha um papel ativo nesse processo. Além de ser integrante da ARPAF (Associação das Revendas de Produtos Agrícolas de Franca e Região) – que mantém um posto físico para recebimento de embalagens –, a cooperativa também realiza a coleta itinerante, aproximando o serviço do produtor e incentivando a devolução correta.
Para facilitar ainda mais esse processo, a Cocapec disponibiliza seus núcleos de atendimento ao cooperado como pontos de entrega. As embalagens recolhidas são então encaminhadas para centrais de triagem. Em 2024, foram destinadas 107.885 embalagens de defensivos agrícolas – um aumento de 78% em relação a 2023.
Esse trabalho conjunto entre agricultores, cooperativas e indústria mostra que é possível unir produção de alimentos e preservação ambiental.
A Cocapec agradece a todos os cooperados e agricultores pelo empenho e responsabilidade em adotar boas práticas ambientais, contribuindo para um agronegócio cada vez mais moderno, sustentável e consciente.
Fonte: indicadores InPev
Outras Notícias