Na Cocapec, o compromisso com práticas responsáveis e sustentáveis constitui o alicerce das estratégias e do legado da cooperativa. Em um mundo em constante evolução, é essencial agir com engajamento ambiental, social e de governança. Os esforços contínuos visam reduzir o impacto ambiental, apoiar e estimular as comunidades locais, e promover condutas comerciais éticas, justas e transparentes.

Os progressos alcançados são motivo de orgulho, mas sempre há mais a ser feito. O sucesso não se mede apenas por números, mas pela influência positiva deixada no ambiente e nas comunidades. As iniciativas incluem a redução de resíduos e programas de apoio a cooperados, colaboradores e comunidades locais, evidenciando o envolvimento da cooperativa em fazer a diferença.

Alinhada aos movimentos globais e aos objetivos dos novos consumidores, a Cocapec segue os Princípios do Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com a colaboração do Conselho de Administração, que institui e aprova as políticas organizacionais, a cooperativa implementa práticas concretas que visam gerar valor por meio do cooperativismo, proporcionando resultados econômicos e financeiros a produtores cooperados, clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros, sempre respeitando o ecossistema e a natureza.

A visão é cultivar um futuro que impacte positivamente as pessoas e o planeta.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Relatório de Sustentabilidade 2024

Sustainability Report

Apoio Institucional

Parque Pedregulho

O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus é classificado como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, a qual tem como objetivo a preservação dos ecossistemas, das espécies vegetais e animais e seus habitats, dos sítios geomorfológicos e proteção das paisagens naturais. A unidade é aberta a pesquisa científica, visitação e ao lazer público.

O parque possui 4 cachoeiras disponíveis para visitação, 2 plataformas de observação, 3 trilhas de curta a média distância, Centro de Vivência Ambiental e arboreto para piquenique.

A exuberância do parque se revela em sua incrível fauna, em que vivem livres diversos animais silvestres, dentre eles: suçuarana ou onça-parda, lobo-guará, jaguatirica, cateto, quati, ouriço, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, mutum-de-penacho, periquitos, guaxé, macacos e diversas aves.

Associação de Recuperação Florestal Flora do Rio Grande

Fundada em 1992, a Associação Florestal é uma organização sem fins lucrativos dedicada à recuperação e preservação dos recursos naturais. Seu principal foco é o reflorestamento das propriedades rurais da região, oferecendo suporte abrangente a essas iniciativas. O programa desenvolvido pela Associação inclui o planejamento detalhado do plantio, doação de mudas e assistência técnica contínua, desde o início do plantio até sua completa condução. Além de contribuir para a recuperação ambiental, o programa também proporciona uma alternativa de renda para os proprietários rurais.

A Associação Florestal permite que os consumidores participem ativamente do processo de reflorestamento, por meio do pagamento da reposição florestal obrigatória, cumprindo assim seu papel socioambiental. Dessa forma, a associação não só promove a sustentabilidade, mas também fortalece a responsabilidade compartilhada entre produtores rurais e consumidores na preservação do meio ambiente.