Voltar
América Central incentiva a produção de café robusta

Categorias:
América Central incentiva a produção de café robusta
POR EQUIPE CAFÉPOINT:
Governos e entidades representativas do setor cafeeiro em Países da América Central passaram a incentivar a produção do café robusta. É o caso da Costa Rica, que o governo, por meio do Ministério da Agricultura, passou a editar um decreto que permitirá a produção de robusta em regiões específicas do país, com base em zoneamento feito para essa espécie de café pelo Instituto do Café da Costa Rica (ICAFE).
A Costa Rica é o terceiro país da região a implementar o cultivo da espécie, na Nicarágua o plantio começou em 2013 com uma produção inicial de 67 mil sacas, os produtores acreditam na conquista e consolidação de novos mercados para a próxima safra. A Guatemala, já produz o robusta despolpado e já tem mercado cativo na Europa. Esse país também produz robusta natural e planeja aumentar a produção e exportação para novos mercados, para o México, que também importa esse tipo de grão do Brasil e do Vietnã, maior produtor mundial de robusta, para atender a indústria de solúvel mexicana.
A Associação Nacional do Café desse país (ANACAFE) espera expandir a produção de cafés da Guatemala para atingir cerca de 160 mil sacas de 60 kg de robusta já na safra 2018-2019. A Associação estima, ainda, que o país expandirá o cultivo para uma área de 100 mil hectares com essa espécie. Com isso, dependendo do nível tecnológico a ser empregado no cultivo das lavouras, a Guatemala pretende produzir o equivalente entre 1 milhão a 2 milhões de sacas de 60 kg de robusta por ano.
Outras Notícias