Voltar
'Globo Rural' mostra tecnologias aplicadas à produção de café

Categorias:
'Globo Rural' mostra tecnologias aplicadas à produção de café
por Globo Rural:
Elas mantêm o Brasil em primeiro lugar no setor.
Um dos destaques é a mecanização da colheita, cada vez mais difundida.
Há quase dois séculos, o Brasil é líder mundial em produção de café. Para manter o posto, novas tecnologias estão sendo introduzidas nas regiões produtoras, desde o processo de plantio até o momento da pós-colheita. Neste domingo (10) o ‘Globo Rural’ mostra uma seleção dessas tecnologias, algumas surgidas há muito pouco tempo e outras, embora mais antigas, ainda em fase de implementação nas propriedades dedicadas à produção cafeeira.
Um dos destaques apresentados na reportagem de César Dassie é a mecanização da colheita, cada vez mais difundida. Outra é a renovação mais frequente dos cafezais, para não depender da produção de plantas envelhecidas. Associada a ela, há a tecnologia do adensamento da lavoura que aumenta o número pés de café por hectare, elevando consequentemente a quantidade de sacas produzidas por área.
A reportagem também mostra um sistema inovador denominado Safra Zero. Ao invés de colher seu café todos os anos, o agricultor passar a fazer isso só de dois em dois anos, mas com um grande aumento na rentabilidade da lavoura. Já para o acesso às máquinas usadas na produção do café de montanha, considerado em geral de melhor qualidade, os produtores aplicam a técnica do terraceamento, que tem também o efeito de conservar melhor o solo ao evitar a erosão.
Outras Notícias