
Tecnologia e conhecimento em destaque no Dia de Campo da Fundação Procafé
A Cocapec, esteve presente como uma das parceiras da iniciativa, que reuniu mais de 700 pessoas entre profissionais, produtores e estudantes, em uma manhã de conexão, aprendizado e troca de experiências.
Por Comunicação Cocapec
Postado em 24/04/2025
A Fundação Procafé realizou, na Fazenda Experimental de Franca, o evento “Dia de Campo – As tecnologias que você pode ver”, nesta quarta-feira (23). A Cocapec, esteve presente como uma das parceiras da iniciativa, que reuniu mais de 700 pessoas entre profissionais, produtores e estudantes, em uma manhã de conexão, aprendizado e troca de experiências.
Em 2025, a Cocapec celebra seus 40 anos de história, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da cafeicultura e com o fortalecimento do cooperativismo na região da Alta Mogiana. Participar do Dia de Campo da Fundação Procafé reforça o propósito institucional da cooperativa de ser ponte entre a pesquisa e o produtor, levando conhecimento técnico, inovações e práticas sustentáveis para o campo. Mais do que comercializar café, a Cocapec se dedica a promover ações que impulsionam a produtividade, a qualidade e a valorização do trabalho do cooperado, mantendo-se como referência em representatividade, apoio e evolução do setor cafeeiro.
Abertura
Com a presença de importantes nomes do agro e da esfera pública, a abertura contou com Saulo Faleiros, diretor vice-presidente da Cocapec; Marcelo Jordão, pesquisador da Fundação Procafé e coordenador da Fazenda Experimental de Franca; Alexandre Ferreira, prefeito de Franca; Raquel Nakazato Pinotti, representante da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo; e Daniel Bassi, vereador e presidente da Câmara Municipal de Franca.
“Recordar o início deste trabalho é muito importante, com a Fundação e suas pesquisas voltadas à difusão de conhecimento e tecnologia. A cooperativa se sente muito orgulhosa de representar a região da Alta Mogiana e de participar ativamente da disseminação de informações que fortalecem o setor. Todas essas pesquisas são uma riqueza para os produtores e técnicos da nossa região”, afirmou Saulo Faleiros, durante a cerimônia de abertura.

O evento
O Dia de Campo Procafé acontece anualmente em Franca e também é realizado nas cidades mineiras de Varginha e Boa Esperança. Em sua essência, o evento se propõe a traduzir a pesquisa científica em prática de campo, respondendo dúvidas reais dos cafeicultores sobre manejo, podas, escolha de cultivares e estratégias produtivas.
“Cada unidade experimental vista aqui representa uma pergunta feita por algum cafeicultor. Estamos aqui, ano após ano, buscando respostas e trazendo soluções práticas ao setor", destacou Marcelo Jordão, coordenador da Fazenda Experimental de Franca.

A programação teve início às 8h, com credenciamento, seguido pela visitação dos estandes dos parceiros, entre eles Bayer, Ihara, Basf, Syngenta, Sicoob Credicocapec, e outros. A marca Senhor Café também esteve presente, oferecendo café aos participantes.
Após a abertura oficial, os visitantes foram divididos em grupos e guiados pelas estações técnicas montadas na lavoura, onde puderam acompanhar temas atuais e de grande importância, como:
- Desbrota: como manejar para garantir alta produtividade e longevidade do cafeeiro
- Nematoides no café: prevenção, manejo e impacto na produção
- Novas cultivares e espaçamentos: qual a melhor estratégia para sua lavoura
- Ocorrências do clima, irrigação e impacto na produtividade

Ao promover o acesso ao conhecimento, fortalecer a troca entre especialistas e aproximar o produtor das inovações tecnológicas, o Dia de Campo reafirma seu papel como um dos mais relevantes encontros do setor cafeeiro.
A Cocapec valoriza iniciativas como esta, que compartilham saberes e constroem pontes entre o campo e a pesquisa, impulsionando, cada vez mais, a excelência na cafeicultura.
Outras Notícias