Voltar
Revista Cocapec: Balanço de safra Cocapec
Revista Cocapec: Balanço de safra Cocapec
Categorias:

Revista Cocapec: Balanço de safra Cocapec

por Revista Cocapec 102:  Quase 100% da safra foi entregue através da granelização Em 2016, a Cocapec registra o maior recebimento de sua história, cerca de 1.6 milhão de sacas de 60Kg. Os dados são referentes a movimentação até 31 de outubro, ou seja, este número pode ser elevado até o fim do ano fiscal. A safra deste ano é 11% maior que a melhor marca até então, alcançada em 2014, outro ano de bienalidade alta. A produção da Alta Mogiana é estimada em 2.5 milhões de sacas, e deste total, a cooperativa armazena 64% da produção regional. [caption id="attachment_16880" align="aligncenter" width="604"]dsc_0801 Imagem mostra armazém cheio com a safra 2016.[/caption] Em relação às amostras, o numero também impressiona. Foram cerca de 14 mil, praticamente o dobro de 2015. Já prevendo essa necessidade, o setor de classificação/degustação de café da cooperativa, através das melhorias realizadas nos últimos tempos, conseguiu dar agilidade na classificação de todos os lotes, permitindo assim mais rapidez na comercialização do café do cooperado, ou da liquidação dos compromissos assumidos por ele na cooperativa.  

Em 2016, a Cocapec registra o maior recebimento de sua história, superando 1.5 milhão de sacas de 60Kg

  Outro fator a ser destacado foi a agilidade no recebimento. Na Cocapec, o caminhão era descarregado no mesmo dia, enquanto em outros locais, há relatos que a espera girava em torno de 4 dias. Toda a logística funcionou de maneira positiva, e tudo [caption id="attachment_16881" align="alignright" width="300"]balanco-2 A unidade de Claraval/MG começa a receber a produção através do sistema de granelização.[/caption] dentro da normalidade de uma safra desta proporção, tudo isso graças ao empenho de todos os envolvidos, desde a balança, até os movimentadores de carga nos armazéns. O bom desempenho também se deve a adesão quase que total por parte dos cooperados ao sistema de granelização. Quase que 100% dos cafés foram entregues na modalidade. O número foi incrementado também por conta do início das atividades da granelização em Claraval/MG. Isso mostra que,  independentemente do seu tamanho, é possível ganhar tempo e reduzir custos na hora da entrega. Os investimentos realizados nos últimos tempos em armazenagem, todos aprovados em Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, se mostraram ainda mais importantes este ano, pois a Cocapec conseguiu armazenar os cafés de seus associados de forma correta e segura em suas instalações, locais apropriados, certificados e assegurados, garantindo o melhor tratamento possível ao trabalho dos seus mais de 2 mil cooperados.  

Quase que 100% dos cafés foram entregues no sistema de granelização

  O recebimento recorde mostrou como é grande a confiança do cooperado em sua cooperativa, e ela por sua vez se apresentou preparada para um dos momentos mais importantes do cultivo: a Safra. Agradecemos a todos pela confiança e parabenizamos pelo trabalho bem feito. Já estamos com o pensamento para o próximo ano, mesmo sendo tradicionalmente um ano de bienalidade baixa, o trabalho na Cocapec continua com o intuito de melhorar seus planejamentos e processos, atendendo melhor seus cooperados. Veja a edição completa da Revista Cocapec