Voltar
A composição química do café: saiba o que constitui o grão

Categorias:
A composição química do café: saiba o que constitui o grão
Por ABIC:
Postado: 24/08/22

Crédito: EMBRAPA
Café e cafeína são quase sinônimos na mente da maioria das pessoas. Apesar do composto ser frequentemente associado à bebida, sua presença é de somente 1% a 2,5%, com diversas outras substâncias em maior quantidade, e podem até ser mais importantes para o organismo humano.
O grão de café verde possui uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), e muitos outros. Ele ainda contém diversos aminoácidos: alanina, arginina, asparagina e cisteína, compostos que desempenham papéis importantes no organismo, como a melhora no humor, no sono, no desempenho físico e na diminuição da perda muscular. Há ainda os lipídeos: triglicerídeos e ácidos graxos livres e os açúcares como sacarose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos, que fornecem aroma e sabor.
É importante lembrar que muitas dessas substâncias passam por alterações durante o processo de torra, com a alta temperatura formando novos compostos bioativos, os chamados quinídeos. Os açúcares presentes no fruto também são transformados, reforçando características do café como o aroma e a acidez.
A cafeína acaba sendo mais relevante, mesmo em poucas quantidades, por ser termoestável, resistindo ao calor intenso da torrefação, e passa intacta pelo processo. Assim, ao consumir a bebida, ela possui mais impacto no organismo.
Outras Notícias