Voltar
IBGE Prevê Aumento na Produção de Café do Brasil em 2025
IBGE Prevê Aumento na Produção de Café do Brasil em 2025
Categorias:

IBGE Prevê Aumento na Produção de Café do Brasil em 2025

Produção de café do Brasil deve crescer em 2025 A nova projeção sinaliza safra maior e preços com alta menor trazendo otimismo para produtores café.

Por: Notícias Agrícolas 

A nova projeção sinaliza safra maior e preços com alta menor, trazendo otimismo para produtores e consumidores de café.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou nesta quinta-feira (11) a previsão para a safra de café do Brasil em 2025, estimando uma produção de 57,5 milhões de sacas de 60 kg. O número representa um aumento de 4% em relação ao mês anterior e uma alta de 0,8% na comparação com 2024, consolidando o Brasil como o maior produtor e exportador mundial de café.

O crescimento é puxado principalmente pelo café canéfora — que inclui as variedades robusta e conilon — com estimativa de produção de 20 milhões de sacas. Isso significa um aumento de 10,8% em relação ao mês passado e de 17,3% comparado a 2024.

De acordo com o IBGE, preços mais atrativos do conilon estimularam investimentos dos cafeicultores em manejo e adubação, elevando a produtividade. Além disso, os volumes de chuvas, de modo geral, foram satisfatórios nos principais municípios produtores.

O café arábica, variedade mais produzida no Brasil, deve chegar a 37,5 milhões de sacas, alta de 0,8% em relação ao mês anterior. No entanto, a produção deve registrar queda de 6,2% em comparação com 2024, por conta da bienalidade negativa — fenômeno natural que reduz a produção em anos alternados devido às características fisiológicas da planta.

Outro ponto positivo para o mercado é que os preços do café começaram a ceder em junho, após forte pressão inflacionária. Segundo o IBGE, o café moído, monitorado pelo IPCA, registrou alta de 0,56% em junho, contra 4,59% em maio.

Após sucessivos recordes na variação em 12 meses, o indicador fechou junho com alta de 77,78%, abaixo dos 82,24% registrados em maio. O gerente do IBGE, Fernando Gonçalves, afirma que a colheita mais robusta já começa a impactar positivamente a cadeia de produção, chegando ao consumidor final.

Gonçalves também destacou que as novas tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros — de até 50% — podem, em tese, aumentar a oferta interna de café, já que os norte-americanos são os principais compradores do grão do Brasil. Contudo, ele alerta que o cenário ainda depende de como o Brasil poderá abrir ou expandir outros mercados.

O que esperar para o mercado de café em 2025?

A safra de café em 2025 promete trazer mais estabilidade na oferta e contribuir para conter a inflação do produto, beneficiando toda a cadeia, do produtor ao consumidor. A expectativa é que o bom manejo, o clima favorável e a demanda internacional mantenham o Brasil como referência mundial na produção de café.